Assinatura eletrônica para operações manuais é realizada através de leitor de RFID

A partir de uma necessidade apresentada por um de nossos clientes, o time da Base Automação pôde conhecer, estudar e aplicar a tecnologica RFID em um projeto de automação.

A oportunidade surgiu quando um dos líderes da planta identificou uma oportunidade de melhoria ao ver que o operador da planta toda hora tinha que se deslocar até a estação de operação (computador) para confirmar e assinar eletrônicamente quando este realizava adições manuais nos tanques de produção. A confirmação e assinatura é mandatória e visa atender aos procedimentos regulatórios, mas era uma tarefa que tomava tempo do operador a cada vez que o mesmo tinha que se deslocar de um dos tanques de produção até a estação de operação.

A aplicação da tecnologia RFID se deu ao instalarmos um leitor de cartões com conexão através de porta USB, preparar a aplicação do sistema Scada (neste caso uma aplicação cliente-servidor utilizando o FTViewSE network, da Rockwell Automation) e colar as tags nos crachás de identificação dos operadores da planta.

Os crachás/tags são cadastrados no sistema (pois somente estes usuários possuem a permissão de confirmar operações manuais) e a partir disso basta aproximar o crachá do leitor para que a operação seja confirmada e assinada automaticamente.

Bookmark the permalink.

Comments are closed