Em casa de ferreiro o espeto é de ferro!

A otimização do sistema de ar condicionado no CPD da Base Automação é controlada a partir de um CLP Wago.

A partir de uma situação visualizada quase que diariamente em nosso ambiente de trabalho, a Base Automação desenvolveu uma solução para sistemas de ar condicionado em CPD ou Data Center (Centro de Processamento de Dados) com CLP Wago.

É usual encontrar diversos servidores ligados ao mesmo tempo em um CPD, o que fatalmente ocasiona o aumento exagerado da temperatura no ambiente, que costuma ser fechado. Esse problema afeta diretamente o funcionamento e até mesmo a vida útil de um servidor. Utiliza-se então, um sistema de ar condicionado para o controle desta temperatura. Porém, sabe-se que o ar condicionado é, em muitos casos, o maior responsável pelo alto valor em contas de energia. A solução mais comum, e que também foi inicialmente utilizada no escritório da Base Automação, é a utilização de um temporizador programado para ligar o ar condicionado de segunda a sexta-feira no horário comercial, a fim de garantir que o equipamento não trabalhe em horários que teoricamente todos os servidores estejam desligados. Mas essa solução não acompanha trabalhos feitos além do horário comercial, ou até mesmo finais de semanas e feriados. Tampouco consegue saber que um determinado dia da semana é feriado (e eventualmente pontes de feriado). E em uma ocasião especial na qual nenhum servidor esteja ligado durante o horário comercial, também é um problema que leva a utilização desnecessária do ar condicionado.

Todos os problemas citados acima foram solucionados com uma aplicação desenvolvida a partir de um CLP Wago, pois essa solução proporciona a busca contínua dos endereços IPs dos servidores cadastrados. Se um ou mais endereços estiverem ativos na rede, uma saída digital acionará o sistema de ar condicionado. Caso contrário, o mesmo permanecerá desligado evitando o desperdício de energia.

Foram observadas diversas vantagens nessa solução, dentre as quais destacamos: o funcionamento do controle independe do horário ou dia em que os servidores estejam ligados; facilidade de acesso a uma interface gráfica e didática via navegador (e acessado a partir de qualquer dispositivo conectado a nossa rede, a qual permite o cadastro dos IPs dos servidores, indicando o status de cada um em tempo real; economia comprovada de energia, visto que o sistema é totalmente automático e não requer intervenções manuais.

Cada vez mais a automação contribui para ambientes sustentáveis, através de ideias e soluções, não necessariamente complexas, mas que apresentam ganhos significativos.

Gostou da ideia e da solução? Quer aplicar em seu escritório ou em sua fábrica, eliminar tarefas manuais e reduzir o valor da sua conta de energia? Entre em contato conosco.

Bookmark the permalink.

Comments are closed